segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Martha Medeiros


"Sou uma mulher madura, que as vezes brinca de balanço.


Sou uma criança insegura, que as vezes anda de salto alto"

***



A TODOS...



A todos trato muito bem

sou cordial, educada, quase sensata,

mas nada me dá mais prazer

do que ser persona non grata

expulsa do paraiso

uma mulher sem juízo, que não se comove

com nada

cruel e refinada

que não merece ir pro céu, uma vilã de novela

mas bela, e até mesmo culta

estranha, com tantos amigos

e amada, bem vestida e respeitada

aqui entre nós

melhor que ser boazinha é não poder ser imitada.



***



"Eu triste sou calada

Eu brava sou estúpida

Eu lúcida sou chata

Eu gata sou esperta

Eu cega sou vidente

Eu carente sou insana

Eu malandra sou fresca

Eu seca sou vazia

Eu fria sou distante

Eu quente sou oleosa

Eu prosa sou tantas

Eu santa sou gelada

Eu salgada sou crua

Eu pura sou tentada

Eu sentada sou alta

Eu jovem sou donzela

Eu bela sou fútil

Eu útil sou boa

Eu à toa sou tua".



***



"Mas Não se esqueça: "Assim como não se deve misturar bebidas, misturar pessoas também pode dar ressaca."



***





QUANDO CHEGAR



Quando chegar aos 30

serei uma mulher de verdade

nem Amélia num ninguém

um belo futuro pela frente

e um pouco mais de calma talvez



e quando chegar aos 50

serei livre, linda e forte

terei gente boa ao lado

saberei um pouco mais do amor

e da vida quem sabe



e quando chegar aos 90

já sem força, sem futuro, sem idade

vou fazer uma festa de prazer

convidar todos que amei

registrar tudo que sei

e morrer de saudade.



***



..."Todo ser humano necessita despertar desejo. Quando as pessoas nos olham e não nos diferenciam de uma cadeira, a coisa vai mal. Isso acontece muito naquela instituição, como é mesmo o nome? Casamento. Os dois seguem se amando, mas já estão há tanto tempo juntos que não faz mais diferença se a mulher embarangou ou se o marido perdeu os dois dentes da frente: "amo você de qualquer jeito, bem". Ama, sem dúvida. Mas não nos enxerga mais. É aí que mora o perigo. Homens e mulheres precisam de um espelho que lhes diga constantemente o quanto são interessantes e atraentes. Se o espelho rachou em casa e não reflete mais nada, das duas uma: ou a gente se entrega ao desleixo, ou vai buscar reflexos de si mesmo em outro alguém..."



***





FOI UM BEIJO...



foi um beijo onde não importava a boca

só tuas mãos quentes me apertando pelas costas

nada estava acontecendo na minha frente

e a ansiedade que havia não era pouca

teus dedos perguntavam pra minha blusa

se meu corpo acolheria um delinqüente

descoladas as línguas um instante

minha resposta saiu um tanto rouca



***







“Tristeza é quando chove

quando está calor demais

quando o corpo dói

e os olhos pesam

tristeza é quando se dorme pouco

quando a voz sai fraca

quando as palavras cessam

e o corpo desobedece

tristeza é quando não se acha graça

quando não se sente fome

quando qualquer bobagem

nos faz chorar

tristeza é quando parece

que não vai acabar



***



"Gaste seu amor. Usufrua-o até o fim. Enfrente os bons e os maus momentos, passe por tudo que tiver que passar, não se economize. Sinta todos os sabores que o amor tem, desde o adocicado do início até o amargo do fim, mas não saia da história na metade. Amores precisam dar a volta ao redor de si mesmo, fechando o próprio ciclo. Isso é que libera a gente para ser feliz de novo."





***



"Tem muita gente que se distrai e é feliz pra sempre, sem conhecer as delícias de ser feliz por uns meses, depois infeliz por uns dias.... Viver não é seguro. Viver não é fácil. E não pode se monótono. Mesmo fazendo escolhas aparentemente definitivas, ainda assim podemos excursionar por dentro de nós mesmos e descobrir lugares desabitados em que nunca colocamos os pés, nem mesmo em imaginação. E, estando lá, rever nossas escolhas e recalcular a duração de "pra sempre". Muitas vezes o "pra sempre" não dura tanto quanto duram nossa teimosia e receio de mudar."



***





"Quem você pensa que é?

perguntou pra mim de queixo em pé...

Sou forte,

fraca,

generosa,

egoísta,

angustiada,

perigosa,

infantil,

astuta,

aflita,

serena,

indecorosa,

inconstante,

persistente,

sensata e corajosa,

como é toda mulher,

poderia ter respondido,

mas não lhe dei essa colher.



(Martha Medeiros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário